Os Discípulos São Comissionados Por Jesus

Tempo de leitura: 6 minutos

Os Discípulos São Comissionados Por Jesus, este é o tema da lição desta semana. Depois de separar os doze discípulos Jesus confiou a eles a propagação do evangelho,

eles foram revestidos de poder para anunciar as boas novas de salvação, expulsar demônios, curar enfermidades (Mt 10:1).

Os discípulos são orientados no seu proceder na entrada e na saída de cada casa e cidade. Jesus deixa claro também a respeito das consequências de quem não ouvisse as suas palavras (Mt 10:14).

Os Discípulos São Comissionados Por Jesus

  OS DOZE DISCÍPULOS E A PROCLAMAÇÃO DO REINO DOS CÉUS

 A Preparação.

Mateus dedica boa parte do seu tempo para escrever a respeito do sermão do monte (Mt 5-7).

Neste sermão Jesus fala a respeito de auxílios para aquele que quer viver uma vida solida. A segunda parte do evangelho vem logo após o sermão do monte,

E se chama Sermão Missionário. Mateus narra uma serie de milagres realizado por Jesus (Mt 8,9), Jesus faz uma medi de 10 curas que foram descritas por Mateus.

O Comissionamento Dos Doze.

Jesus escolhe doze homens simples e comuns, pescadores, membros de grupos opostos, manter pessoas tão diferentes juntas exigia paciência, esforço e treinamento.

Os quatros evangelhos registram a eleição e chamada dos doze, mas cada um relata de maneira diferente,

(Mt 10:1-4; Mc 3:13-19; Lc 6:12:16), a única coincidência é que começam falando de Pedro como líder e de Judas Iscariotes como traidor.

Compaixão Para Proclamar o Reino Dos Céus às Ovelhas Perdidas da Casa de Israel (Mt 10.5-7, 9,10).

Dentre tantos exemplos que Jesus deixa para seus discípulos se destaca a compaixão que eles deveriam ter pelo povo sofrido da Galileia e Sul da Siria (Mt 9:35-38).

O termo judaico para a palavra compaixão é rahamin que significa amor, aquele tipo de amor que só a mãe sente por um filho, “amor materno”.

Jesus demostra que é com esse amor que eles deveriam amar aqueles que iriam anunciar o evangelho. Jesus dá toda prioridade as ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 10:6).

Outra recomendação importante é que os discípulos não deveriam se preocupar em levar riquezas, pois quem está na Seara do mestre deve agir como um soldado,

Que vai para a guerra combater com apenas suas armas e o que lhe for necessário para sobreviver.

Antes de convocar os discípulos Jesus teve paciência para investir tempo par ensiná-los como deveria ser feito a sua missão. Você já foi convocado por Cristo?

Teve sua vida transformada por ele? Já se compadeceu por aqueles que estão perecendo sem conhecer a Cristo?

 Sinais e Milagres Acompanham os comissionados (Mt 10:1,8)

Os Discípulos Recebem Poder.

O único objetivo de Jesus era o crescimento do reino de Deus e a libertação dos oprimidos e enfermos,

nós aprendemos com Jesus que quando os nossos alunos crescem e exercem sua função com êxito, más também somos honrados,

Este é o segredo da liderança, investir e treinar bem seus liderados. Mateus disse que Jesus passou seus poderem para eles, o poder de Jesus foi transferido

A MENSAGEM DOS DISCIPULOS DEVERIA SER A MESMA DE JESUS

A pregação deveria ser a mesma, mas por que não foi? Porque além da mensagem do reino eles precisavam de atender quatro imperativos

1°) Curai Enfermos

2°) Limpai os Leprosos

3°) Ressuscitai os Mortos

4°) Expulsai os Demônios

(Mt 10:7,8). Eles estariam desafiando o império romano e religioso, assim estriam também correndo perigo, como seu mestre Jesus.

Estar perto de Jesus e ser seu discípulo, é um privilégio e uma honra, mas exigia disciplina e muita responsabilidade, por isso Jesus fez várias recomendações para aqueles que queriam o seguir (Mt10: 7:17)

Os Discípulos Não Poderiam Utilizar o Poder Recebido em Benefício Próprio.

Os discípulos receberam poder para realizar os sinais em nome de Jesus, mas foram seriamente advertidos que não poderiam usar aquele poder para benefício próprio,

E nem receber pagamento em troca dos benefícios que faziam, de graça receberam e de graça deveriam dar e anunciar as boas novas de salvação.

Houve um investimento da parte do Senhor nos seus discípulos, mas houve também disposição da parte dos discípulos para aprender.

E você jovem? Tem disposição para aprender e se a sujeitar as privações? Da mesma forma que aqueles discípulos fizeram?

Os discípulos foram honrados quando receberam de Jesus a sua incumbência, eles foram exemplo de figuras do povo de Israel no passado.

 Nem Todos Aceitam a Mensagem do Reino (Mt 10:11-15)

A Paz de Deus

Os discípulos são ensinados a oferecer paz de Cristo à todas as ovelhas perdidas da casa de Israel (v.6).

No contexto a casa considerada digna é aquela em que o proprietário recebe de boa e livre espontânea vontade a oferta de paz por meio do evangelho,

nesses casos, os discípulos deveriam se hospedar na casa o tempo necessário para que o evangelho fosse proclamado.

Na época de Jesus essa prática era bem comum, e era preciso bastante humildade da parte dos discípulos para esperar a boa vontade de um desconhecido para poder se hospedar de forma gratuita.

Por isso a necessidade da ação do Espirito santo na vida daqueles que realmente estão comprometidos com o reino dos céus.

Lidando Com a Rejeição

Os discípulos foram avisados por Jesus que algumas pessoas rejeitariam o evangelho, Jesus era um exemplo disso,

Passou por rejeição, humilhação, mas não desanimou e manteve seu propósito de fazer a vontade de Deus.

A expressão: “Sacudi o pó dos vossos pés” que se encontra no (v. 14), é uma expressão usada por Jesus para preparar os discípulos para a rejeição,

Que eles iriam enfrentar. Essa declaração é uma forma de mostrar que o proprietário da casa visitada é responsável pelos seus atos.

Não Desanime Diante da Recusa Das Pessoas.

Não devemos desanimar quando as pessoas rejeitam o evangelho, a palavra de Deus nunca volta vazia e a pessoa que rejeitou hoje pode aceitar amanhã.

Quem convence o pecador, da justiça divina e do juízo é o Espírito Santo, a nós cabe apenas anunciar as boas novas de salvação,

Orar pelos que estão sendo oprimidos e nos comprometer com a nossa missão evangelizadora na igreja.

A salvação deve ser oferecida a todas as pessoas independente de cor sexo e raça, mas não deve ser imposta a ninguém, cada um é responsável pelas suas escolhas.

Conclusão

Nós aprendemos que Jesus antes de convocar os discipulos capacitou para a missão de evangelizar.

O Senhor transferiu poder aos seus discipulos, dando-hles capacidades de curar, expelir espíritos malignos entre outros.

Mas prevenio-os para que não o usassem de forma errada, para beneficios próprio, mas em favor do reino dos céus.

Uma das orientações do mestre foi que eles alcançarem em primeiro as ovelhas perdidas da casa de Israel.

Jesus também orientou que eles seriam rejeitados, pois nem todos aceitariam a mensagem do evangelho, mas os que recusasses seriam responsáveis pela sua escolha,

Pois a responsabilidade da escolha é pessoal.

Veja Outras Lições Aqui

Deixe seu comentário