Nicodemos e o Novo Nascimento

Tempo de leitura: 3 minutos

Nicodemos e o Novo Nascimento.

“Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos Judeus.

Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.”

(Jo 3: 1,2,3)

Nicodemos e o Novo Nascimento

I – Nicodemos e o Novo Nascimento 

Na sua jornada ministerial, quando Jesus sai de Cafarnaum para festejar a Páscoa em Jerusalém, que era capital intelectual da teologia,

Cidade onde habitavam os escribas, fariseus e doutores da lei e onde estava estabelecido o sinédrio Judaico,

Nicodemos chefe dos  judeus, vai ter com Jesus à noite. Embora não possamos saber ao certo, é provável que Nicodemos era um membro do Sinédrio,

Certamente, o conselho governante judaico cuja autoridade limitada foi sancionada pelo governo romano.

II – O Encontro Que Foi Inesquecível

Nicodemos foi ao encontro de Jesus, dando-lhe o título de honra “Mestre”. Isso nos leva a acreditar que Nicodemos mesmo sendo um doutor da lei

Soube reconhecer a grandeza de Jesus. E você? Reconhece a grandeza de Deus? Quando dobra seu joelho para orar sabe com quem realmente está falando?

Quando você reconhecer a grandeza de Deus, vai entender que tudo depende de Deus e nada depende de nós.

Tudo depende de Deus e nada depende de você, então pare de sofrer e aceite a condição de ser submisso e dependente de Deus.

Muitas pessoas erram porque querem resolver seus problemas sozinhas e acabam se esquecendo de que “Tudo depende de Deus”.

III – O Reconhecimento

Nicodemos e o Novo Nascimento, teve reconhecimento de que os milagres que Jesus fazia vinham de Deus. Você reconhece que todos os milagres da sua vida vêm através do Senhor?

O milagre da vida, o milagre da benção, o milagre de tudo o que gira em torno de você, seja visível ou invisível aos seus olhos, vem através de Deus.

Os milagres que Deus vem fazendo em sua vida muitas das vezes passam desapercebidos, porque não conseguimos enxergar.

Quando você começar a enxergar os milagres da sua vida, vai passar a ter gratidão, e quanto mais grato você for a Deus mais benção você receberá.

IV – A verdade do Senhor

Jesus responde apenas com uma verdade: “aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.”

 Jesus mostra a necessidade da interiorização do evangelho e da confiança em Deus no novo nascimento.

Jesus falava de um Deus que não era somente para ser “acreditado” por seus milagres. O mestre se referia à transformação do “ser” para que o Reino de Deus nele se manifestasse.

Mas adiante nesta conversa, Jesus chega a explicar melhor que o homem deveria nascer da água e do Espírito de Deus,

Quem não tivesse este nascimento não herdaria o reino dos céus. Este nascimento chama-se regeneração. No dicionário formal, regeneração significa: ação ou efeito de regenerar ou regenerar-se.

Reforma no sentido de melhorar; renovação moral ou espiritual. Reconstituição de um órgão destruído ou arruinado.

Já falando biblicamente, a regeneração é uma mudança radical. Assim como o nascimento físico resultou em um novo indivíduo entrando no reino da terra,

o nosso nascimento espiritual resultou em uma nova pessoa entrando no reino celestial (Efésios 2:6). Só a comunhão plena com Deus pode nos regenerar.

Que possamos aprender com as palavras de Jesus e observar melhor as dádivas de Deus. A reconhecer que tudo depende dele e nada de nós.

Que nós possamos ser regenerados para ter uma vida plena diante de Deus e nos manter regenerados até a volta do Senhor.

Confira Outras Notas Aqui

 

Deixe seu comentário