Enfrente Suas Adversidades

Tempo de leitura: 6 minutos

Graça e paz a todos! Diariamente passamos por tribulações, e é necessário que você enfrente suas adversidades. Para isso, vamos tomar como exemplo a vida do Rei Davi, que foi um homem segundo o coração de Deus, e enfrentou tribulações e adversidades na sua vida, como nos relata a própria bíblia.

I – As Adversidades de Davi

1°) Ele Enfrentou Grandes Adversidades

Sabemos que Davi enfrentou grandes adversidades, soube superar a todas e ainda assim receber benção da parte de Deus.

Davi foi um homem que amava a Deus, mas que em alguns momentos da sua vida era tentado e acabava cedendo a tentação.

Foi em uma dessas tentações que Deus resolve enviar o profeta Natã para repreendê-lo pelos pecados de adultério que ele tinha cometido com Batseba, a mulher de Urias, soldado da sua propia guarda.

Não sabendo ele, que aquele pecado não seria apenas contra Urias, mas contra o próprio Deus; porque Deus ama o pecador mas aborrece o pecado.

Vamos analizar algumas das atitudes deste rei, diante das suas adversidades e seus erros. Vamos entender também por que ele era um homem segundo o coração de Deus.

Aprendendo a Superar a Adversidade

a) Viva Cada Momento

Embora você esteja passando por momento díficeis, é importante usar uma estrategia: saber vivenciar cada dia. Davi chorou por causa do seu pecado com Batseba.

Ficou em jejum durante sete dias e prostado com a face em terra, adorou ao Senhor (2 Sm 12:16). É importante saber vivenciar cada momento, na presença de Deus, seja ele bom ou mal.

Esses momentos difíceis de adversidade, servirão para te edificar e aperfeiçoar, afinal, “… sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28).

b) Não Fique Amedrontado

Não tenha medo, nem horror diante das suas adversidades; Deus controla todo o universo e está no controle dessa sua situação também.

Em (Mt 14:31) diz: “E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?”. Esta passagem deixa nítido o medo de Pedro.

Observe que o medo de Pedro só teve uma serventia: fazê-lo afundar. Não passe pela mesma situação, mesmo que tudo pareça não ter saída, ela existe e Deus sabe onde está.

c) Todo Problema, Tem Uma Solução

Se você está com um problema nas mãos, acredite que tem um Deus na sua vida e encare o problema de frente, acredite Deus tem a solução.

Observe que Davi acreditava que Deus podia curar seu filho, ele se humilhou, orou e jejuou pela causa que ele tinha,  Lembre-se: Deus está no controle de tudo, todo esse momento que você está vivendo vai passar, é apenas fases que passam pela nossa vida.

Enfrente Suas Adversidades

Qual Decisão Precisamos Tomar?

Quando as adversidades nos atacam, geralmente ficamos desnorteados porque não esperavamos que as coisas tomassem um rumo tão diferente, mas vou citar aqui algumas atitudes que devemos tomar diante das adversidades.

1°) Busque ao Senhor

Faça um Jejum, geralmente as pessoas ficam sem força para buscar a Deus, nos momentos em que mais devemos buscar, em (2 Sm 12:16) essa passagem diz que Davi buscou ao Senhor, e Jejuou, a fim de buscar a face do Senhor e obter o favor desejado. Pode não parecer mas o jejum fortalece o Espírito.

O jejum, com certeza é uma arma prática para todo cristão, com ele fortalecemos o Espírito e chegaremos mais próximos de Deus, para ouvirmos e sermos ouvidos também.

2° Busque ao Senhor na Palavra

Devemos ler e obedecer a palavra de Deus, ela é nosso guia, nosso mapa é por ela que devemos nos orientar, nela temos conforto e orientações, sem contar que a Bíblia é o próprio Deus falando para você, veja o que disse Tiago 1:22:

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Temos que ler e cumprir porque tudo o que tem escrito na bíblia é a palavra de Deus, são mandamentos, estatutos, não devemos só ouvir e sim nos posicionar.

3° Busque o Senhor em Oração

Veja que Davi passou a noite prostado sobre a terra orando,(2 Sm 12:16) buscando a Deus pela criança. Nós também devemos seguir este exemplo de perseverança, a Bíblia relata que a oração de um justo, pode muito em seus efeitos.

Não tenha medo, vergonha ou nenhum outro sentimento negativo, tranque-se em um lugar reservado e fale com Deus. Ele sabe tudo o que você precisa, mas quer lhe ouvir falar.

Receba Essas Dicas, e Siga em Frente

Observe que quando Davi perdeu a criança, levantou-se ungiu-se e foi alimenta-se causando admiração aos seus servos no palácio:  E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.”

Davi sabia muito bem, que nada podia fazer pela vida da criança;  trocou de roupa, alimentou-se e foi para casa do Senhor adorá-lo. A aflição, o rancor e a mágoa precisam ser retirados, precisamos de um banho de graça e miséricordia.

Ir para casa de Senhor adorá-lo, é o maior fefugio que o cristão pode encontrar, (Sl 27:4,5) ”  Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.

Ajude o Próximo, Tenha Empatia

Um sentimento que cada vez  está mais se distanciando das pessoas: a empatia, as pessoas não estão mais se preocupndo com o que o próximo sente, ou está passando.

Muitas vezes pensam que a dificuldade que o próximo está passando é porque tem que passar mesmo, e isso não é verdade, nós estamos aqui para ajudar uns aos outros, lembre-se do diz Tiago: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tg 4:17)

Orar por um irmão, que esteja passando por díficuldades, é muito bom, mas olhar o seu armário, vê suas necessídades, e ajudar em silencio. é melhor ainda. Davi, procurou consolar Batseba (2 Sm 12:24 a).

O rei Davi apesar das condições desfavoráveis, não ficou parado, procurou agir e de forma certa a ponto de alcançar mesericórdia do Senhor.

Ele tomou atitudes diantes das provações, enfrentou os problemas e seguiu em frente não olhando para trás. Nós devemos ter atitudes semelhantes, seguir em frente olhando para o autor e consumidor da nossa fé.

 

Deixe seu comentário