Elias o Tisbita

Tempo de leitura: 3 minutos


Elias viveu na época do rei Acabe, que reinou em Israel depois que o reino foi sido dividido em Israel e Judá, reino Norte e reino Sul. Elias o Tisbita, nasceu na cidade de Gileade.

Nesta época Israel mantinha laços de “amizade” com a Fenícia, atual Líbano. Esses laços motivaram o casamento do rei Acabe com a filha do rei e sacerdote Etbaal.

Essa rainha era da cidade de Sidon na Fenícia, Jesabel era uma adoradora fanática de Baal tiro ou Baalim.

“Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. ”

(I Rs 17:1)

Elias o Tisbita

II – A Cidade de Tisbé

Elias era de uma cidade ou povoado, quase não se sabe a respeito desta cidade, apenas que ficava na região de Gileade.

A frase “Elias o tisbita” dada ênfase pela bíblia, demostra que o profeta veio de uma cidade insignificante e pouco conhecida.

Isto nos traz a ideia de que Deus não precisa de pessoas importantes para sua obra. Elias era um homem humilde de uma cidade quase esquecida.

III – Acabe Um Rei Dominado

Acabe foi um rei próspero que fez grandes construções em Jerusalém, mas promoveu a idolatria que é reprovada por Deus.

Acompanhado de uma  mulher extremamente mandona e perversa, restaram poucas opções para Acabe além de obedecer e acatar as suas decisões.

1°) Pior Que Todos os Reis de Israel 

Acabe influenciado por sua esposa, passa a adorar o deus Baal. A Bíblia diz que ele foi pior que todos os reis que governaram Israel antes dele – (1 Rs 16:32-33)

2°) Israel Nos Tempos de Acabe

Israel viveu tempos obscuros; os templos do Senhor tinham sido destruídos, crianças sendo sacrificadas e Israel cada vez mais distante de Deus.

IV – Elias o Tisbita, Profeta de Coragem

Elias dirige-se ao rei, sem ser anunciado. Nada se sabe sobre sua família, não tinha carta de recomendação, mas ele foi sem medo algum, fazendo apenas a vontade de Deus.

Deus enviou Elias o tisbita, sem carta de recomendação, sem pronunciamento, sem precedentes. Deus não precisa de estrelas para a sua obra.

Ele não precisa de alguém com conhecimento intelectual, bem sucedido na vida, Deus não escolhe o homem por status, posições, não é isso que Deus está procurando.

Deus procura homens e mulheres com coragem de proclamar sua palavra. Elias era de uma cidade pequena, de uma família desconhecida, mas cheio de coragem e ousadia.

V – Elias Um Homem de Convicção

(I Reis 17:1) “Ora, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos senão segundo a minha palavra”.

(Tg 5:17) diz: “Elias era um homem sujeito as mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.”

Esse era o segredo de tanta confiança: oração, comunhão e dedicação à Deus. A oração pode muito em seus efeitos.

Entendemos, que Deus não precisa de estrelas, ele quer obreiros, homens que decidam proclamar o seu evangelho de com fé e convicção.

Confira Outras Notas Aqui

 

Deixe seu comentário