Abominações

Tempo de leitura: 5 minutos

Alguns pensam que todos os pecados são iguais, mas isso não é o que a bíblia afirma. Há pecados para a morte (IJo:5.16) e existem pecados sem perdão (Mt:12.32).

Abominações também podem ser entendidas como aversões, execrações, repugnâncias, repulsas ou repulsões

Observe que as abominação está sempre ligada a graves injustiças, aberrações sexuais e atos religiosos que são ofensivos para Deus.

Abominação

I – Há Pessoas Perversas

“Abominação para o Senhor são os perversos de coração, mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite.” (Pv 11:20).

Quando paramos para observar o provérbio acima, podemos ver que duas palavras se destacam: abominação e deleite.

Esses conceitos aparecem aqui a respeito dos valores contrastantes da perversidade e benignidade da alma e do trajeto que o homem percorre durante sua vida.

É possível fazer o Senhor sorrir com boas atitudes como é possível lhe causar revolta com algumas outras.

II – Uma Falsa Balança

Quando você trata seu irmão de forma justa, está prolongando o mandamento para amar o próximo como a si mesmo, pois isto está escrito lá em Levítico 19:18.

Este é o prolongamento principal feito a Israel: “Amar somente a Deus” (Dt 6:4-9).

É por isso, que a balança enganosa descrita no livro de provérbios 11:1 é uma abominação à Deus, e tem um termo que mostra uma aversão de revirar o estômago.

III – Sacrifícios Dos Ímpios.

A palavra de Deus diz em Pv 15:8 que “o sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, […]” mas por que será?

Bom, normalmente os provérbios falam de adoração de quem não está contrito e nem é humilde para com o Pai. Há pecados que causam repulsa em Deus, e eles são chamados de abominação.

Observe que de Gênesis 4 a João 4, as escrituras comparam a adoração de forma positiva e negativa.

Em provérbios 15:9, fala de mais uma coisa que é abominável ao Senhor, que é a forma de vida escolhida pelos ímpios.

Portanto não adiante adorar se não quer seguir um padrão de vida descrito nas Escrituras.

IV – Os Pensamentos Dos Ímpios

Vários provérbios tratam de coisas que são abomináveis ao Senhor. Os maus pensamentos enojam ao nosso Deus.

Bem sabemos que todos os nossos pensamentos jamais ficaram ocultos a Ele. Devemos tomar por indicação a oração de Davi, no Salmo 19:4 na qual ele pediu para que as suas palavras e a meditação que estava no seu coração, fossem aceitáveis aos olhos de Deus.

Essa é uma coisa que alguns esquecem de pedir a Deus: que os nossos pensamentos sejam aceitáveis para Ele, para que ninguém cometa o erro de pensar de forma errada.

V – A Justificativa do Ímpio e a Condenação do Justo

Nosso Deus é um Deus de justiça. Ele detesta aqueles que pervertem a justiça, tanto os que declaram a inocência dos culpados como os que declaram a culpa dos inocentes.

VI – Abominação Dos Olhos Altivos

Mas o que significa olhos altivos?

Esse termo “abomina” na bíblia, é a expressão mais forte de ódio pela perversidade. O leitor destes provérbios vai entender que o que semeia mentiras e contenda entre os irmãos (v. 19) é o que mais desagrada a Deus.

VII – Uma Língua Mentirosa

A frase “abominável ao Senhor” como consta em Pv 12:22 significa ódio ao extremo, e isto enoja ao Senhor.

Portanto é melhor ficar calado, do que ter lábios enganosos.

VIII – Mãos Que Derramam Sangue Inocente

Jesus derramou o seu sangue inocente em favor da nossa salvação e muitos cristãos ainda hoje são martirizados. Homens, mulheres e crianças morrem inocentes todos os dias apenas por amar a Cristo.

a) Vingança

A vingança, é uma forma de derramar sangue inocente. Vingar não é só matar quem matou outra pessoa, mas é retribuir qualquer tipo de mal.

b) Traição

A traição também é uma forma de derramar sangue de inocentes A bíblia relata alguns fatos como o de Caim que derramou o sangue inocente de seu irmão Abel (Gn 4:8,9).

E Judas também traiu Jesus e confessou: “Pequei,traindo sangue inocente” (Mateus 27.4).

c) Injustiça

A injustiça também é uma forma de derramar sangue inocente, temos o exemplo do rei Manassés que foi abominável a Deus porque “derramou muitíssimo sangue inocente” (II Reis 21.16).

IX – Coração Que Maquina Pensamentos Viciosos

Pensamentos viciosos dominam a nossa mente o tempo todo, e nos levam para uma má conduta. Devemos sempre manter a mente o mais pura possível, livre de todos os maus pensamentos.

X – Pés Que se Apressam Para Correr Para o Mal

O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,” existe pessoas que são ligeiras para fazer mal a outras e chegam a correr para contar algo que vai causar contenda.

XI – Uma Falsa Testemunha

“A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” Falar mentiras já é abominação, testemunhar é pior ainda.

XII – O Que Semeia Contendas Entre os Irmãos

Semeiar contenda entre os irmãos, é fazer com que alguém brigue, é falar de forma maliciosa, para ver desentendimento entre os irmãos.

Que possamos aprender a amar a todos, e ficar longe de coisas que são abomináveis ao Senhor Jesus.

Veja Outras Curiosidades Bíblicas Aqui

Deixe seu comentário