A Bíblia e Seus Personagens

Tempo de leitura: 4 minutos

Há diversas curiosidades Bíblicas entre elas o que aconteceu no ano de 1947, perto do mar Morto foi encontrado um manuscrito do profeta Isaías, em forma de rolo, escrito em hebraico, do ano 100 a.C.

Este é o mais velho e mais antigo manuscrito, até então conhecido. O texto deste manuscrito comparado com as nossas bíblias de hoje, concordam plenamente.

Esta é uma grande prova da autencidade das Escrituras, que considerando que o manuscrito de Isaías tem agora mais de 2.000 anos.

A Bíblia e Seus Personagens

I – Curiosidades Bíblicas – Autores

A Bíblia teve diversos autores, homens de diferentes de culturas, príncipes, legisladores, pescadores, Teólogos, boiadeiros, e entre outros. Vou citar apenas três grandes homens, que fizeram parte desta obra marvilhosa:

1°) Moisés

Este nome significa resgatado, homem parecido com cristo, de educação Egipcia e que teve seu maior treinamento no deserto. Foi o maior líder judeu, promovendo o Êxodo, ele foi profeta e legislador entregando os dez mandamentos ao povo. Autor dos cinco primeiros livros da Bíblia o pentateuco.

2°) Paulo

Foi transformado de um perseguidor da igreja a um pregador de cristo, fez três viagens missíonárias, escreveu cartas para várias igrejas, que tornaram parte do Novo Testamento. Um homem de personalidade forte que não tinha medo de enfrentar os desafios que lhe eram impostos.

3°) Salomão

Terceiro rei de Israel, herdeiro escolhido do seu pai Davi, Salomão foi o homem mais sábio que já viveu em Israel com excessão de Jesus cristo, filho de Deus. Autor de Eclesiaste, Cantares, Salmos 72, 127, Proverbios 1-29. Construtor do templo de Jerusalém, diplomata,patrono das artes entre outras qualificações.

Curiosidades Bíblicas - Parte I

II – Matusalém

Outra curiosidade bíblica está em Matussalém, este homem viveu 969 anos de de idade, e é o homem mais idoso mensionado na Bíblia, ele era filho de Enoque e avô de Noé, era um homem temente a Deus, que viveu bem proximo do diluvio. Sua história está registrada em Gênesis 5:21-32: “Quando Enoque tinha sessenta e cinco anos, o seu filho Matusalém nasceu.”

III –  Os 3 Livros do Antigo Testamento, Mais Citados no Novo Testamento

1°) Isaías

Batendo o recorde, temos o livro de Isaías, ele foi citado nada mais que 419 vezes, em 23 livros do novo Testamento. Considerado o maior profeta do Antigo Testamento, Isaias escreveu poderosas plavras que edificam, mensagens de juizo e esperança.

2°) Salmos

O livro dos salmos, vem em segundo lugar, com 414 citações em 23 livros do Antigo Testamento. Os Salmos cobre uma grande variedade de experiências religiosas, com 150 cânticos e poemas, usados em cultos e dovocionais das igrejas em todas as épocas.

3°) Gênesis

Com nada mais, do que 260 vezes, citado em 21 livros do Novo Testamento o livro de Gênesis aparece em terceiro lugar. Neste livro contém o registro da origem do universo, do genero humano, do pecado, da redenção entre outros assuntos.

IV – Algumas Particularidades da Bíblia

1°) Há Livros Que Não Falam em Deus

Por mais que pareça estranho, há livros da bíblia que não falam de Deus, embora ela seja a palavra de Deus, esses livros não mensionam a palavra “Deus”, embora o nome Deus não seja citado a presença seja evidente, principalmente nos milagres relatados, são eles:

a) Curiosidades Bíblicas (Ester)

O autor deste livro é desconhecido, e foi muito contestada a inclusão dele no cânon das Escrituras. Esquanto o nome de Deus não aparece no livro, o nome de um deus pagão aparece 150 vezes. Talvez tenha sido este motivo pelo qual o livro de Ester tenha sido tão questionado.

b) Curiosidades Bíblicas (Cantares)

Outro livro severamente criticado, o Cantares ou Cânticos dos Cânticos, Por ter uma linguagem sensual. Este livro foi defedido por religiosos de todas as épocas, por considerarem uma alegoria espíritual do afeto que existe entre Deus e o seu povo.

2°) Uma Miniatura

O livro de Isaías é na verdade uma miniatura da bíblia, com 66 capítulo que corresponde aos 66 livros da bíblia; tendo a primeira seção 39 capítulos correspondendo à mensagem do Antigo Testamento.

A segunda sessão tem 27 capítulos, tratando de conforto, promessa e salvação. Correspodendo a mensagem do Novo Testamento que termina com o relato do novo céu e a nova terra. O mesmo ocorre no final de Isaías (66:22).

3°) “Não Temas”

Esta frase aparece 365 vezes, em toda bíblia o que dá uma para cada dia do ano. Com certeza que o Senhor quer que confiemos Nele.

V – Livros Mensionados na Biblia

A bíblia é uma coleção de livros divinamentes inspirados por Deus, ela contém 66 livros. Mas existe outros livros citados na bíblia e entre eles:

a) Guerras do Senhor  (Nm 21:14)

b) As Crônicas de Gade ( I Cr 29:29)

c) O Livro do Profeta Ido (2 Cr 13:22)

d) O livro do Reto

Esta é a primeira parte, das muitas curiosidades Bíblicas, que temos. vimos descobertas maravilhosas, autores excêntricos, personagens que com certeza alcançaram a melhor idade, livros que não são comuns no nosso cotidiano, perticularidades, muitas vezes desconhecidas entre outros.

Veja outras curiosidades aqui

 

 

 

 

Deixe seu comentário